A Gota que Faltava!




A gota que faltava! Creio que você já ouviu ou falou essa frase alguma vez, não é verdade? É muito interessante o que ela deseja demonstrar como figura. Na maioria das vezes ela está relacionada a algum fato ou atitude que surge e provoca algo que é mais intenso do que a atitude inicial - a simples gota de água que caiu.

Penso no quanto os filhos de Deus tem experimentado sofrimentos desnecessários se tivessem tomado alguma atitude diferente daquelas que tomaram e por conta disso, impuseram sofrimentos à sua vida.

Muitos acontecimentos são precedidos de sinalizações que demonstram que algo está por acontecer. Atitudes impulsivas geradas por ressentimentos, vingança, “dar o troco”, trazem os momentos da “gota d’água”.

Na gota d’água o que se perde é sempre maior do que o que foi adicionado ao copo.

Temos um exemplo na Bíblia, dentre tantos, de uma pessoa que não soube medir a sua atitude impulsiva. Foi uma gota d’água que o levou a morte. Seu nome é Judas Iscariotes. Judas era um judeu nacionalista que desejava a libertação de Israel do domínio romano. Era do partido dos Zelotes (um tipo de resistência armada ao imperialismo romano – como a resistência francesa durante a ocupação nazista) O nome “Iscariotes” é mais pelo tipo de adaga ou punhal que ele e os seguidores chamados "sicários" (sica - era o nome do punhal ou adaga) usavam. Era uma arma muito comum entre os soldados romanos e que poderia ser levada escondida facilmente nas roupas. Não nos surpreende que Pedro também usasse espada, mas ele não era um zelote. Que dupla, heim!

Muitas vezes fazemos destaque a Judas por sua atitude de traição e roubo do dinheiro que lhe foi confiado e que pertencia ao ministério de Jesus. Isso é fato, mas Judas era um homem que convivia muito próximo da violencia armada e era um homem de aliança duvidosa. Creio que Judas roubava para seu uso próprio ou, ainda, quem sabe, para aplicar na resistência armada contra os romanos, tal a sua ideologia libertária.

A questão não era a filiação de Judas a um partido violento, como se deduz, mas sim o quanto uma atitude impulsiva sua lhe custou a vida. Foi a gota d’água para a morte. Será que ele percebia a tragicidade que se aproximava? Creio que não! Na maioria das vezes não se tem a noção do estrago total que uma atitude errada pode causar.

Em Mateus 26, versos 9 e 10, Jesus repreende aqueles que censuravam a mulher que o havia ungido. Dentre os censurados estava Judas. Foi a gota d’água! Ele agora tinha certeza que Jesus não iria satisfazer suas expectativas nacionalistas. O escritor Lucas afirma que Judas ficou possesso de satanás e dai em diante o copo tansbordou. De discípulo idealista a traidor endemoninhado. Que rota! A gota d’água para sua destruição final havia sido derramada.

Amado, sonde o seu coração e veja se ele não está se enchendo de insatisfação, rejeição, dúvida e outras coisas mais. Cuidado! Pode ser que mais uma gota, mais uma pequena atitude ou sentimento errado seja a gota d’água que poderá encher e fazer transbordar perdas irreparáveis na sua vida. Lembre-se, as suas perdas serão sempre maiores que as atitudes erradas que as geraram.

Rio, há esperança para você!


Esta é a mensagem da voz daquele que é o único Deus de toda Terra. Ele é o único Senhor e diante dele todos os homens e mulheres desta cidade hão de prestar contas dos seus atos.

Saiba, Rio de Janeiro, algo terrível tem acontecido nas tuas ruas, praças, casas e em todo lugar. Cada um tem vivido como se a impunidade e as conseqüências dos seus atos pecaminosos nunca viessem alcançá-los.

Tudo e todos estão visíveis aos olhos de Deus.

Os pecados desta cidade chegaram até a presença de Deus: a idolatria, a imoralidade, a prostituição, o roubo, o derramamento de sangue, a corrupção, a violência contra a infância, a malícia dos pensamentos, o desprezo à família, entre outros. Esta cidade se aproxima dos limites da misericórdia de Deus. Todo pecado ofende a santidade de Deus. Por isso, o Temor a Deus, que é o respeito por Sua Palavra, tem sido desprezado.

Pesa sobre o Rio de Janeiro uma expectativa de juízo da parte de Deus. Os sinais da natureza começam a se mostrar: tornados, terremotos, trombas d´água e enchentes. Estes nos fazem olhar novamente para o céu. Olhar para Deus.

Estes dias são DIAS DE JUÍZO!

Só existe uma saída para ti, Rio de Janeiro: ARREPENDE-TE!

Arrependimento é reconhecer a culpa. É a única e possível resposta que os homens podem dar antes que vejam o furor da ira de Deus.

A voz profética clama por justiça nas ruas desta cidade. Que cada cidadão, família, empregado, empresário, governante e líderes da Igreja de Cristo, clamem e se arrependam. Que se reúnam em todo lugar, ruas, casas, palácios, comércios e praças e se arrependam dos seus pecados e clamem pelo favor de Deus. Quem sabe Ele se voltará para nós e nos perdoará, antes que venha o grande e terrível dia do juízo de Deus sobre o Rio de Janeiro.

(transcrito de www.arrependase.com.br)

Remindo o tempo

Sobre este blog

Estas são reflexões do Ap. Renan Santiago do Ministério Apostólico Terra Fértil, na cidade do Rio de Janeiro.

Reflexionar os nosso tempos! Esta é uma imperiosa necessidade de todo cristão que vive nestes dias. Olharmos com olhos proféticos o que os desenhos dos tempos atuais estão rascunhando e o que as Sagradas Letras apontam para o que em breve há de ser.