Tôhû e Bôhû, nunca mais!


“...o Deus que formou a terra, que a fez e a estabeleceu, não a criando para ser um caos.” – Isaías 45:18

A terra não foi criada para ser um caos. Esta é a afirmação de YHWH que ultrapassa tempos e épocas, inclusive a nossa. Tal afirmação está ligada a justiça de Deus que se revela em Jesus Cristo. Ao trazer seu Reino sobre a terra, Jesus iniciou um tempo de restauração de TODAS as coisas. Em todas as épocas ocorreram abalos que visavam revelar a necessidade do homem em alinhar sua vida, esta sim, em caos, aos princípios do Reino.

Governo está relacionado com a ordem e CAOS é a ausência completa de governo e de ordem. A terra como elemento sustentado por Deus e para habitação do homem é governada pelos céus que se movem para tal fim. Jamais a terra se tornará novamente em caos como em Gn.1:2. “Tôhû e Bôhû” - “sem forma e vazia” - nunca mais! “O GOVERNO ESTÁ SOBRE SEUS OMBROS”. Quem tem governo gera ordem. O último Adão já completou o resgate para a retomada do governo para que o CAOS fosse cancelado para sempre!

Mesmo que diante de tamanha manifestação da justiça de Deus, revelada em Cristo e de que tal justiça nos foi dada como Igreja para governarmos, vejo gente sincera mas que insiste em viver uma proclamação de caos, como se o fato de ser profético é ser alguém que somente vê as coisas na cor “cinza”.

Somente quem está alienado não consegue ver o que Deus está fazendo à cidade do Rio de Janeiro. Temos mazelas? Claro que temos! E daí? Precisamos de níveis mais profundos de arrependimento? Sim, precisamos! Mas uma coisa eu sei que Graça e espinhos convivem por um tempo juntos até porque se assim não fosse, como entenderíamos a Graça? Onde abundou o pecado, superabundou a Graça. A Graça que é o favor e a misericórdia de Deus, sempre superará o pecado.

Fico pasmo diante de divagações de juízos sem Graça. Até no juízo do dilúvio houve Graça. Falas sobre uma tal imobilidade dos céus, soam como se Deus dependesse exclusivamente de profetas e apóstolos para fazer o que Ele tem que fazer. É muita presunção e arrogância refletir tal baboseira. Isso sim é caos! Uma ocasião o Espírito me disse: “SEMPRE HAVERÁ ALGUÉM À PORTA” – leia João 13:3-5. Se não clamarmos, as pedras vão fazê-lo. Alguem vai fazê-lo. Talvez nos surpreendamos com a “revelação” do trabalho dos que julgamos serem as pedras. Nunca os céus estiveram imóveis ou parados diante dos anseios do homem e dos cumprimentos proféticos. Para que haja mudanças tem que haver movimentos que impulsionam estas mudanças. Agora mesmo OS CÉUS ESTÃO SE MOVENDO porque Deus fará independentemente de mim ou de qualquer profeta. Os céus estão em movimento porque eu creio no único Deus e que não fica na dialética das palavras – um ilusionismo estéril – mas que gera Graça e Verdade na vida de muita gente. Quem disse que os céus estão parados? Quem disse que não está acontecendo nada? A Nova Jerusalém está descendo e abalando os sofismas para que somente a verdade permaneça. Teu Reino, Tua Vontade! Amém!

Remindo o tempo

Sobre este blog

Estas são reflexões do Ap. Renan Santiago do Ministério Apostólico Terra Fértil, na cidade do Rio de Janeiro.

Reflexionar os nosso tempos! Esta é uma imperiosa necessidade de todo cristão que vive nestes dias. Olharmos com olhos proféticos o que os desenhos dos tempos atuais estão rascunhando e o que as Sagradas Letras apontam para o que em breve há de ser.