Quando os profetas acendem suas lâmpadas...

"E temos ainda mais firme a palavra profética à qual bem fazeis em estar atentos, como a uma candeia que alumia em lugar escuro..." - 2Pe. 1.19

Estou escrevendo estas reflexões desde Cabo Frio, hospedado na casa do meu amigo do presbitério no RJ, apóstolo Marco Antônio. Cheguei numa noite chuvosa de quinta. Não é agradável dirigir à noite - pelo menos para mim - e muito menos sob chuva. Por melhor que seja a sinalização da estrada e se tenha bons faróis no veículo, nada se compara ao andar na luz do dia. A luz que ilumina a noite é limitada em sua capacidade de revelar tudo o que está à nossa volta.

Este fato é como uma metáfora da metáfora que o apóstolo Pedro escreveu acima.

Nem sempre podemos escolher em que parte do dia precisaremos viajar. Se for necessário viajar à noite precisaremos de equipamentos corretos para enfrentar os desafios que são comuns nesta parte do dia.

Ser profético é como dirigir durante a noite. A luz do farol tem que iluminar na direção certa, caso contrário é acidente na certa tambem. A direção é aquela que a estrada aponta. O dia e a noite não farão diferença no curso da estrada. A estrada é a Palavra. Seu curso é imutável. Independe se é dia ou noite. A palavra profética é como o farol que é aceso à noite, contribuindo para que a viagem seja segura. Quando o dia chega já não há mais necessidade da luz do farol - "mas, quando vier o que é perfeito (O Amor revelado: Cristo), então o que é em parte (a manifestação profética) será aniquilado." - ICo. 13.10

Quando o profético é manifesto, lâmpadas são acesas. Lâmpadas acesas mostram o que está oculto no mundo espiritual. Até no mundo natural a luz ou fogo aceso afastam os predadores. Se predadores espirituais ainda tem prevalecido sobre a Igreja, nação, cidades, economia, famílias, etc, é porque ainda há muito o que se iluminar.

Profetas são membros do corpo de Cristo que andam juntos com Apóstolos. Profetas tem que ser apostólicos, assim como apóstolos tem que ser proféticos -a Igreja de Cristo em sua essência , é profética - Isto não é um aprendizado fácil. Um e outro ainda tem dificuldades de compreenderem mutuamente suas linguagens. Não basta dizer algumas coisas que para mim são claras. É preciso tambem que elas sejam compreensíveis e operacionais aos que operam comigo.

Quando o farol ilumina não se fixa os olhos sobre ele, mas principalmente para a direção e o que está iluminando. Profetas são como lâmpadas que iluminam o que vem à frente, imprescindíveis no Corpo de Cristo, pois são fundamentos junto com os Apóstolos.

Ser profético é ser luz que ilumina a direção já estabelecida pela estrada da Palavra.

Há uma grande responsabilidade sobre nossa geração. Israel falhou em seu chamado para proclamar, ser voz profética para as nações. Cristo levantou no lugar de Israel a Sua igreja para cumprir este chamado. Não podemos falhar agora, senão...as pedras vão clamar -seriam os muçulmanos a pedra da vez? - (sobre isso, leiam o novo livro do Ap Gutemberg L. Braga - SETE um tempo...).

Profetas com suas lâmpadas, trazem o discernimento dos tempos e ocasiões em que vivemos. Apontam os desafios e obstáculos que a noite traz e cooperam para transpor os tempos atuais e revelar os tempos vindouros.

Finalmente, vamos revisar nossas lâmpadas.

Renan Santiago.




Remindo o tempo

Sobre este blog

Estas são reflexões do Ap. Renan Santiago do Ministério Apostólico Terra Fértil, na cidade do Rio de Janeiro.

Reflexionar os nosso tempos! Esta é uma imperiosa necessidade de todo cristão que vive nestes dias. Olharmos com olhos proféticos o que os desenhos dos tempos atuais estão rascunhando e o que as Sagradas Letras apontam para o que em breve há de ser.